terça-feira, abril 28, 2009

Foi




Foi preciso mergulhar no teu amor.
Nos teus braços, para fazer-me canção de mulher.
Dentro dos teus anseios entrando no teu coração abrasado.
E sem receios nos meus lábios escondi.
O teu beijo roubado encharcado de poesias de mim.
E no meu sonho encantado continuarei amar-te eternamente.
Perdi-me dentro dos teus mares profundos.
Nos teus momentos constantes.
Para descobrir em ti novos mundos.
Foi preciso perder-me na vida.
Para te encontrar seguir em frente.
Esqueci os meus medos.
E para ti desnudei de vez os meus segredos.

quarta-feira, abril 08, 2009

A diferença

A diferença, aquilo que marca uma mudança vital na nossa existência, é quando conseguimos passar da reacção à acção, quando nos apercebemos que o que sentimos depende, em grande medida, do que pensamos, e não do que nos está a acontecer. Então, assumimos que podemos realmente controlar e provocar as nossas emoções, mais além do que imaginávamos. Podemos ser felizes ou infelizes, colocando o nosso cérebro a nosso favor ou, pelo contrário, pondo-o contra nós.
Penso, que o Universo não foi desenhado a pensar na comodidade dos seres humanos...Cada vez que evito um perigo que me assola, uma ameaça mais sofisticada aparece no horizonte...De cada vez que venço alguma doença, surgem outras complicações.
Sei que os processos naturais não têm em conta os desejos humanos. São como o acaso, em contraste com a ordem que tento estabelecer.
Como dizia tucídides: Recordai-vos que o secreto da felicidade está na liberdade e o segredo da liberdade está na coragem.
E também, já nos dizia KafKa que a felicidade suprime a velhice.
Acrescento que a sensibilidade engrandece o ser humano e acompanha as pessoas autenticamente privilegiadas; pessoas que são capazes de sentir onde os outros não chegam, de viver e comover-se, mas pessoas que sabém agir com suficiente inteligência emocional para não se afundarem num poço sem fundo
Andei paralisada durante muito tempo, pelo medo e desorientada por não entender o que se estava a passar no meu interior, que não era outra coisa senão o estar a crescer, a amadurecer, a dar um salto enorme no meu desenvolvimento espíritual.
As situações, por complicadas que sejam, têm o seu lado positivo. O presente é o que nos pertence, não posso dispersar as minhas energias, nem perder as esperanças. Se realmente a vida me ensinou algo de útil, se de algo me vale a experiência, é para saber que não existe o regresso.

terça-feira, abril 07, 2009

Cida


Cida gostei muito da tua imagem. Acabei por colocá-la no meu blog. Bj

humor




favorecer o sentido de humor ajuda-me a racionalizar e a distanciar-me nas situações mais delicadas; aproxima-me do ponto de equilíbrio; favorece a minha criatividade, inclusive na resolução de problemas; dirige as minhas energias e aproxima-me desse estado de satisfação e bem-estar que toda a mente sã deseja.
Hoje conheci uma pessoa, numa das reuniões que eu assisto. Finda a reunião, simpaticamento dirigiu-se a mim e perguntou-me?
O humor é certamente o antídoto por excelência do seu olhar triste; respondi que ensinaram-me a desenvolver o sentido de humor, sem querer ser evasiva, a verdade é que às vezes sim e às vezes não. Depende das pessoas que tenham estado a meu lado, do carácter que tivessem , de como encarassem a vida...,ainda que dependa também do temperamento com o qual tenha nascido, da minha agilidade mental, da minha rapidez...Assim se passou hora e meia de conversa. Há muito tempo que não me sentia feliz como hoje...O tempo passou nem me apercebi, que estava na hora de ir para casa...Ele continuava!!!, não obstante, o sentido de humor da Luisa estará incompleto se não for acompanhado,por uma sensibilidade equilibrada; ou seja, uma sensibilidade que longe de fomentar a sua vulnerabilidade, favoreça a elaboração de defesas conformes com as agressões de que possa ser objecto. Os meus colegas podiam ser, e afectivamente eram-no , pessoas realmente mesquinhas, salvo algumas que tinha no coração, como a Eduarda e Ritinha. A chefe bastante nova, é o típico perfil de pessoa generosa e inteligente, que se compadece da pandilha dos imprestáveis. Ele trata-se de um profissional muito brilhante, com uma capacidade de empatia e comunicação invejável, como há vários anos não conhecia.Eu encontrava-me tão acabrunhada, que a única saída que via era sempre dizer..., tenho que ir embora. Até breve

Silêncio

Aprendo com o meu silêncio.
As dores da alma não deixam recados.
Pelas tuas mãos medi o mundo.
No silêncio, da dança, brisa, ramagens e segredos.
Mas tudo vai apagando teus sinais.
Dum amor que acabou com traição sem piedade.

Aprendo com o meu o silêncio.
Para que eu me possa ouvir.
Que a solidão não é o pior castigo.
Tudo tem um ciclo.
Extraindo da dor a capacidade de me fortalecer.
Imagens tão mudas.
Que olhá-las me pareço.
Que fechei os meus olhos.

Aprendo com o meu silêncio.
E em vão eu busco tua face antiga.
Não quero seguir o caminho.
Da dor e da lamentação.
Até o ar azul se tornou grades.
E a luz do sol se tornou impura.
O silêncio da verdade continua.
O meu também.