quarta-feira, julho 26, 2006

HOJE

Hoje, como de resto, já aconteceu em muitos dias da minha vida, pergunto-me:
O que é o amor? porque temos nós, afinal, esta necessidade de amar? Porque sentimos, todos nós, esta ânsia, este bater de coração, tão forte, tão forte, que por vezes chega a doer?
Para que queremos nós afinal, amar outra pessoa, quando racionalmente , já sabemos que esse amor, um dia, nos poderá trazer dor, amargura, ciúmes, despeito, insegurança, solidão.
Todos nós concordamos, que amar é bom...mas, por vezes, muito mau....
Será assim? Conheço alguém que uma vez me disse, que só se zanga, com as pessoas de quem gosta e ama...Será isso amor?
A minha visão de amor( ilusória, talvez), é bem-estar, ternura, segurança, satisfação, é dar( mais até, que receber)!
È sentirmo-nos bem na presença de quem gostamos, ouvir a sua voz, sentir o toque das suas mãos, o seu abraço, o seu olhar...
Porque se transforma este sentimento, que ao principio parecia não ter fím?
Porque será que o sol deixa de brilhar, o céu fica cinzento, a chuva bate na janela?
O amor é assim...como o tempo?!
Nas suas mil transformações ele, ou se torna forte e resiste a tudo, ou enfraquece e, acaba por desaparecer...Esquecerá alguém, uma pessoa que já amou intensamente?
Neste instante, surge-me na memória, as palavras de alguém, por quem tenho uma velada admiração, que me disse certa vez, algo que na altura quaze me escandalizou: Sou um amador de mulheres. E explicou o seu ponto de vista: ama todas as mulheres. Desde a mãe, a irmã, as namoradas e por aí fora, mas...nenhuma da mesma maneira! E as mulheres dele, guarda-as a todas no coração: recorda-as no seu melhor e no seu pior..
Será isto amor...Aquele sentimento mágico, único, mas que dói, que fere, mas que também nos dá tanta alegria, satisfação, paz interior, nos faz ver o mundo nas cores do arco-íris?
Será que o amor, afinal, é uma eterna magia, uma eterna ilusão? Shakespeare disse: Quando fala o amor, a voz de todos os Deuses deixa o céu embriagado de harmonia. Será isto verdadeiramente correcto?
Mas então, porque ao longo dos tempos , poetas escritores, filósofos e, mais recentemente psicólogos, tentam encontrar uma justifícação para o amor e suas penas?
Ninguém o consegue explicar verdadeiramente, porque afínal, todos já sofremos por amor.
Ah, o amor...Será que alguém me diz o que ele é verdadeiramente?...

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que não, que ninguem saiba responder. Porque quando o amor tiver uma explicação perde toda a graça. O amor só mantem a sua mistica enquanto ninguem o conseguir explicar. Sente-se..... e pronto. E é sempre bom, porque mesmo que deixe magoas, os bons momentos são inesqueciveis. Bj